Design

Quando decidimos redesenhar toda a linha de produtos Power Mac, nosso objetivo foi criar um design revolucionário, aliado a princípios de refrigeração natural e circulação do ar.

Para tanto, o revestimento de liga de alumínio anodizado do Power Mac G5 foi projetado para acomodar quatro zonas térmicas controladas de forma independente, criando um fluxo de ar inteligente e funcional. Para tornar o Power Mac G5 ainda mais frio, um painel defletor interno e translúcido canaliza o fluxo de ar em direção aos dissipadores de calor do processador e dos slots de expansão.

Todos sabem que os computadores geram calor. Para combater esse mal, a Apple dividiu o interior do Power Mac G5 em quatro discretas zonas térmicas, criando um compartimento para os componentes que esquentam mais - processador, PCI, armazenamento e fornecimento de energia. O sistema pode aumentar ou diminuir a temperatura das zonas individualmente, sem afetar as demais.

Cada uma das zonas térmicas está equipada com ventiladores dedicados de baixa velocidade. A Apple desenvolveu sete dos nove ventiladores internos com o objetivo de fazê-los operar em baixas velocidades de rotação, minimizando o barulho produzido. O Mac OS X monitora constantemente as temperaturas dos componentes em cada zona, permitindo o ajuste dinâmico e individual da velocidade de cada ventilador ao nível apropriado, mantendo o funcionamento o mais silencioso possível. O resultado é que o Power Mac G5 produz três vezes menos barulho do que o antigo gabinete do Power Mac G4.

Outra preocupação que tivemos foi eliminar o acúmulo e a bagunça entre os componentes e fios. O Power Mac G5 não possui aquele emaranhado de cabos, como o ninho de ratos que é o interior de muitos PCs. "Um lugar pra cada coisa, e cada coisa no seu lugar" não é apenas um provérbio antigo: trata-se de um conceito filosófico que a Apple busca maximizar no design de hardware. É por isso que o revestimento do Power Mac G5 é considerado um grande feito de engenharia e design.

O PC à esquerda demonstra que, havendo necessidade, é possível entulhar todos os componentes dentro de um gabinete típico. O Power Mac G5 foi projetado de dentro para fora, o que significa que o gabinete e seus componentes internos foram feitos um para o outro.

Um computador incrível exige um revestimento incrível. O Power Mac G5 tem um novo chassi feito de alumínio anodizado, pois a beleza interior pede por um design atraente também no exterior. A atenção aos menores detalhes deu ao revestimento do G5 um painel de fácil abertura, que permite o acesso rápido aos componentes internos, instalação de memória, disco rígido, placa AirPort Extreme e outros, sem a necessidade de ferramentas. Além disso, portas USB e FireWire frontais, bem como saídas para fones de ouvido e alças, garantem a máxima conveniência do design do Power Mac G5.